A LITERATURA NAS ESCOLAS E A GESTÃO POSITIVA DE CONFLITOS


INTRODUÇÃO

A Arte é o alimento da alma, e a Literatura é meu prato favorito. Muitos profissionais de diversas áreas utilizam a Arte no processo de resolução de conflitos, sejam eles internos ou sociais. E esse texto vem propor a utilização da Literatura como instrumento da Gestão Positiva de Conflitos

1.       Conceito de Literatura


Conceituar Literatura não é algo fácil, varia de acordo com vivências, reflexões e anseios de uma sociedade numa determinada época. Em cada uma dessas épocas se evidencia critérios distintos: temas, intenções do autor, técnicas de uso da linguagem...

O que é senso comum é reconhecer a Literatura como uma das formas de expressões artísticas do ser humano (assim como a pintura, a escultura, a dança, a música...), sendo parte integrante da cultura de um povo.

Aristóteles define arte com base em dois conceitos: mimese (imitação, pela palavra ou gesto) e catarse (efeito moral).  O material básico da Literatura é a palavra. Portanto, podemos entender a LITERATURA COMO ARTE DA PALAVRA.

2.       A Literatura na Escola e as Funções da Literatura
 

A Literatura, assim como as outras artes, independe da escola para sobreviver. Mas então, por que transformá-la em disciplina escolar em várias partes do mundo?

Isso se deve principalmente ao fato de grande importância na compreensão do idioma e da cultura de um determinado país.

Contudo, o contato e o estudo da Literatura têm a função de provocar emoções e reflexões. Partindo dessa premissa, os gregos consideravam que toda arte tinha duas grandes funções:
  • ·          Hedonística – proporcionar prazer
  • ·          Catártica – criar um efeito moral e purificador, alívio tensões e conflitos diante de sentimentos de terror e piedade

Sendo assim, pode-se concluir que o papel da arte, consequentemente da Literatura, é causar um estranhamente diante da realidade imitada e prazerosa a fim de que se veja o mundo real com outros olhos e reflita sobre as próprias ações.

3.       Humanização para uma Gestão Positiva de Conflitos 

A Literatura, assim como todas as artes, é uma forma de comunicação exclusivamente humana, pois é expressão de sentimentos.

O ser humano é um social, que tem interesse em bens jurídicos, os quais nem sempre é possível ter a satisfação da forma que desejamos. Afinal, o bem jurídico de seu interesse pode conflitar com o bem jurídico de interesse do outro.

É uma equação que normalmente não fecha. Porém, a solidariedade e a empatia são fundamentais nessa gestão de conflitos.  Como ser solidário e empático? Só há uma forma: HUMANIZAÇÃO. Solidariedade e empatia são atributos exclusivamente humanos e, através das artes, os mantemos dinâmicos.

CONCLUSÃO

Quando se tem contato com a Literatura, viajamos no tempo e no espaço sem sair do sofá; conhecemos pessoas e culturas diversificadas; criamos a consciência que não estamos sozinhos no nosso sentir. É através dessa viagem de imersão em pensares e sentires iguais ou não que seremos capazes de por em prática a Solidariedade e Empatia, fundamentais na construção de uma Gestão Positiva de Conflitos. Gestão essa que não prima na busca de um ganhador e um perdedor, mas sim em resoluções mais equitativas. 

Assim como a Literatura ressignifica a vida, a Gestão Positiva de Conflitos ressignifica a Justiça!

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