A LITERATURA NAS ESCOLAS E A GESTÃO POSITIVA DE CONFLITOS
INTRODUÇÃO
A Arte é o alimento da alma, e a Literatura é meu prato
favorito. Muitos profissionais de diversas áreas utilizam a Arte no processo de
resolução de conflitos, sejam eles internos ou sociais. E esse texto vem propor
a utilização da Literatura como instrumento da Gestão Positiva de Conflitos
1. Conceito de Literatura
Conceituar Literatura não é algo fácil,
varia de acordo com vivências, reflexões e anseios de uma sociedade numa
determinada época. Em cada uma dessas épocas se evidencia critérios distintos:
temas, intenções do autor, técnicas de uso da linguagem...
O que é senso comum é reconhecer a
Literatura como uma das formas de expressões artísticas do ser humano (assim
como a pintura, a escultura, a dança, a música...), sendo parte integrante da
cultura de um povo.
Aristóteles define arte com base em dois
conceitos: mimese (imitação, pela palavra ou gesto) e catarse (efeito
moral). O material básico da Literatura é
a palavra. Portanto, podemos entender a LITERATURA COMO ARTE DA PALAVRA.
2.
A Literatura na Escola e as Funções da Literatura
A Literatura, assim como as outras artes,
independe da escola para sobreviver. Mas então, por que transformá-la em
disciplina escolar em várias partes do mundo?
Isso se deve principalmente ao fato de
grande importância na compreensão do idioma e da cultura de um determinado
país.
Contudo, o contato e o estudo da Literatura
têm a função de provocar emoções e reflexões. Partindo dessa premissa, os gregos
consideravam que toda arte tinha duas grandes funções:
- · Hedonística – proporcionar prazer
- · Catártica – criar um efeito moral e purificador, alívio tensões e conflitos diante de sentimentos de terror e piedade
Sendo assim, pode-se concluir que
o papel da arte, consequentemente da Literatura, é causar um estranhamente
diante da realidade imitada e prazerosa a fim de que se veja o mundo real com
outros olhos e reflita sobre as próprias ações.
3.
Humanização para uma Gestão Positiva de
Conflitos
A Literatura, assim como todas as artes, é
uma forma de comunicação exclusivamente humana, pois é expressão de
sentimentos.
O ser humano é um social, que tem interesse
em bens jurídicos, os quais nem sempre é possível ter a satisfação da forma que
desejamos. Afinal, o bem jurídico de seu interesse pode conflitar com o bem
jurídico de interesse do outro.
É uma equação que normalmente não fecha.
Porém, a solidariedade e a empatia são fundamentais nessa gestão de
conflitos. Como ser solidário e
empático? Só há uma forma: HUMANIZAÇÃO. Solidariedade e empatia são atributos
exclusivamente humanos e, através das artes, os mantemos dinâmicos.
CONCLUSÃO
Quando se tem contato com a Literatura, viajamos no tempo e
no espaço sem sair do sofá; conhecemos pessoas e culturas diversificadas;
criamos a consciência que não estamos sozinhos no nosso sentir. É através dessa
viagem de imersão em pensares e sentires iguais ou não que seremos capazes de
por em prática a Solidariedade e Empatia, fundamentais na construção de uma
Gestão Positiva de Conflitos. Gestão essa que não prima na busca de um ganhador
e um perdedor, mas sim em resoluções mais equitativas.
Assim como a Literatura ressignifica a vida, a Gestão Positiva de Conflitos ressignifica a Justiça!
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