CONHEÇA 6 DICAS PARA FAZER PESQUISA DE JURISPRUDÊNCIA


Quem é advogado/a sabe a importância de pesquisar jurisprudências. Elas orientam de modo a informar e direcionar seu cliente tanto em processos como na advocacia preventiva.



1.    O que é Jurisprudência?

Jurisprudência é a interpretação que julgadores fazem da lei para estabelecer parâmetros de julgamento para casos idênticos. Tais interpretações servem para melhor compreensão ou para preencher lacunas de leis vigentes.


2.    Como fazer pesquisas de jurisprudências?

Fazer pesquisa de jurisprudência nem sempre é tão fácil. Afinal, são muitas varas, em mais de 20 estados brasileiros e seus tribunais; além dos Tribunais Superiores.

Para isso, apresentamos 6 dicas! Pesquise:

Por palavras-chave

Trata-se da pesquisa mais básica e usual. Dá-se um Google a partir de palavras-chave (jurisprudência + o tema a ser pesquisado). É eficiente para uma busca rápida e, para tornar a busca mais eficiente, tente especificar o máximo possível, como por exemplo: jurisprudência + dano moral + proteção de crédito + inscrição. Dessa forma, a busca ficará mais específica, reduzindo seu tempo de análise das ementas.

Nas fontes oficiais

Os sites dos Tribunais são as fontes oficiais para pesquisa de jurisprudência, filtrando por palavras-chave. A segurança de realmente se tratar de uma jurisprudência é maior. Mas se o que você quer saber é o que os vários tribunais pensam sobre determinada matéria, aqui terá um pouco mais de trabalho: pois terá que entrar site por site.

Em páginas jurídicas

Outra forma de se pesquisar jurisprudência são as páginas jurídicas, como por exemplo o Jusbrasil (https://www.jusbrasil.com.br/ ). Geralmente possuem uma aba de jurisprudência e lá é possível fazer pesquisa por palavra-chave. A grande vantagem dessas páginas é que elas funcionam como um gerenciador. Você pode filtrar sua pesquisa em um tribunal ou em todos ou ainda selecionar apenas aqueles que tem interesse. Além disso há o link direto para a página do tribunal. O que torna a pesquisa confiável.

Baixe aplicativos no smartphone

Alguns tribunais e autarquias possuem aplicativos. O que agiliza bastante a pesquisa sobre tribunais e temas em que o advogado ou o escritório mais atuam, pois sua pesquisa estará na palma da mão!

Utilize a plataforma OAB

A OAB em 2018 lançou uma plataforma para pesquisa de jurisprudência: a OABJuris (https://jurisprudencia.oab.org.br/). Nela, advogados e estagiários conseguem pesquisar através de filtros as jurisprudências dos diversos Tribunais. A vantagem dessa plataforma gratuita é que ela tem um plus em relação às páginas: é possível você arquivar numa pasta pessoal de favoritos jurisprudências dos temas que mais atua, facilitando no momento de redigir uma petição.

Adquira softwares jurídicos

Softwares facilitam muito o trabalho do advogado: é possível gerenciar processos, prazos, finanças, funcionários, clientes... e até jurisprudências! Apesar de pagos, você tem tudo num só lugar! O que faz ganhar tempo!


3.    Conclusão
Como se pode observar, a pesquisa de jurisprudência é fundamental para guiar o trabalho do advogado, permitindo que decida a forma mais adequada para atender os interesses de seu cliente.

Gostou das dicas? Comente aqui no post!




Comentários

Postagens mais visitadas