EDUCAÇÃO JURÍDICA, GESTÃO POSITIVA DE CONFLITOS E GRÊMIOS ESTUDANTIS: UM CASO CONCRETO
Como gosto de afirmar constantemente, sou advogada atuante e
também professora concursada de Língua Portuguesa e Literatura da Educação
Básica com matrículas na Rede Estadual do Rio de Janeiro e na Rede Municipal de
Niterói. Muitos que sabem dessa minha realidade dizem que a Educação me rouba
tempo da advocacia e vice-versa. Em alguns momentos também tenho essa
sensação... Afinal o dia só tem 24 horas. O que acontece de verdade é que o
exercício de uma profissão completa o da outra e ambas me guiam para o meu
propósito: Advocacia Humanizada - Educação Jurídica para uma gestão positiva de
conflitos.
Nesta quarta-feira, dia 19 de maio de 2019, mais uma vez vi
a Educação Jurídica como instrumento para uma gestão positiva de conflitos. O
Grêmio Estudantil de uma das escolas em que sou professora me convidou para uma
reunião a qual necessitavam da minha orientação jurídica. O objetivo inicial
era uma orientação para uma manifestação junto ao ente estatal para “resolver a
questão do passe livre”, pois um número considerável de alunos da escola não
possui o Riocard, que lhes dão direito a gratuidade no transporte público.
Durante essa conversa, verifiquei que alguns desses alunos
que reclamavam não ter o Riocard na verdade não tinham nem solicitado, outros
já haviam solicitado e aguardavam recebimento, outros tiveram pedido
recusado... Em resumo, eram motivos diversos.
A orientação dada para eles foi dizer que ainda não era o
momento ideal para qualquer manifestação. Nessa situação específica, para que a
manifestação não fosse considerada balbúrdia, tínhamos que saber de fato o
número de pedidos recusados, o motivo da recusa e ver dispositivo legal que dá
legitimidade ao pedido.
Como são adolescentes, ainda no Ensino Fundamental, não
entrei em questões mais profundas e nem apresentei toda legislação ainda. Como
se trata de um caso concreto, não quero ficar divagando e teorizando em cima de
leis, principalmente com eles, ainda jovens para compreender todos os meandros
das normas legais brasileiras.
Aqui, nesse caso, o grande objetivo é demonstrar que apesar
de legal e constitucional manifestações para reivindicar e exigir cumprimento
de direitos, nem sempre essa é a forma adequada para se alcançar a solução do
conflito existente.
EDUCAÇÃO JURÍDICA É ISSO: APONTAR POSSIBILIDADES JURÍDICAS
DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E ORIENTAR PELA MAIS ADEQUADA AO CASO CONCRETO.
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