O PROJETO ADVOCACIA HUMANIZADA E A ONG REIKI SEM FRONTEIRAS BRASIL




Problematização
Por que há resistência em procurar advogado para fazer apenas consultoria a fim de evitar problemas futuros?

justificativa
Da mesma forma que muitas vezes acontece com a saúde, as pessoas não têm o hábito de buscar a prevenção e/ou a amenização dos problemas.
Na advocacia, em muitas situações, os gastos com serviços dos advogados poderiam ser menores se o cliente buscasse consultoria prévia ao invés de só procurar um advogado quando a única saída passa a ser um processo.
Para o cliente, o custo processual é alto: além dos honorários advocatícios, que a depender da complexidade do litígio podem ser bem altos; existem as custas e taxas judiciais pagas aos tribunais; isso sem falar no tempo que se espera pelo fim (sentença) do processo.
Humanizar o direito é aproximá-lo das pessoas e facilitar sua compreensão, sobretudo através da linguagem, com termos de uso comum, preferencialmente.
A Advocacia Humanizada, cujo o foco é a Dignidade da Pessoa Humana, pretende através de ações diversificadas, como palestras, rodas de conversa e atendimento social (preços mais acessíveis de consultoria), aproximar a sociedade do advogado, despertando o hábito de buscar consultoria antes de tomadas de decisões, sanar dúvidas, conhecer melhor seus direitos.
A Advocacia Humanizada, cujo o advogado destaca sua formação ética, procura, ser sensível aos problemas sociais, visa a prevenção ou a amenização do problema e não apenas “processar”. Focar sempre na solução mais célere e favorável aos interesses do cliente, sem impor a judicialização a todo e qualquer caso.



OBJETIVO
·         Educar a comunidade para saber seus direitos e deveres como cidadãos
·         Tornar a consultoria jurídica mais acessível à comunidade.
·         Despertar a consciência da comunidade para a hábito da consultoria jurídica prévia.

o ATENDIMENTO SOCIAL
Além de permanecer o Plantão Jurídico mensal com atendimento gratuito, propagar o atendimento para consultoria através agendamento a preços acessíveis.
Para impulsionar, expor banner na ocasião do plantão e dias em que estiver atendendo, a fim de que a comunidade se acostume com a ideia de que há atendimento jurídico na ONG.

AS PALESTRAS E/OU RODAS DE CONVERSA
As palestras e/ou as rodas de conversa, sempre em linguagem acessível ao leigo, estarão voltadas, inicialmente, para temáticas jurídicas com algum vínculo com a proposta ou serviços da ONG: Empoderamento feminino, Lei Maria da Penha; Valorização das diferenças e a lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência e Inclusão); Tratamentos paliativos, dentre outras.
As temáticas poderão se estender parar outros temas de interesse da comunidade.

O BLOG
A Advocacia Humanizada possui também um blog (o Bloggar para saber direito) onde apresenta artigos, imagens, dicas de temas relativos à saúde global! Um complemento e incentivo para quem segue cuidar mais do seu estado de equilíbrio físico, mental e social!

CONCLUSÃO
Por estar em consonância aos princípios da ONG Reiki sem Fronteiras Brasil, sobretudo no que se entende a saúde como estado pleno de equilíbrio físico, mental e social, a Advocacia Humanizada tornou-se parceira dessa instituição fundada desde 2002. Cuidar da saúde jurídica é cuidar da saúde social. O social estando bem, sua saúde física e sua saúde mental também estará em equilíbrio.


Comentários

Postagens mais visitadas