DO DIREITO À LITERATURA

NÃO TENHO TALENTO, MAS AMO ARTE!


A ARTE, E NELA A LITERATURA, É UM DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL CONSTITUCIONAL. ESTÁ GARANTIDO NO ART. 6º DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA:
"SÃO DIREITOS SOCIAIS A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO, O TRABALHO, A MORADIA, O LAZER, ..."

A arte, e nela se inclui a Literatura, durante um bom tempo não era vista como coisa séria (acho que hoje não mudou muito!). Não era merecedora de tempo e esforço, de curiosidade e dedicação.

Quando se é criança, se envolver com arte é vista como brincadeira: colorir, desenhar, brincar de teatrinho, construir “esculturas” de massinha,… Com o tempo, tais habilidades vão nos sendo podadas. Para uns poucos de talento nato irrefreável, há uma implicância disfarçada: “Você nasceu para isso!”. Se esse não for o seu caso, a arte passará apenas a fazer parte da sua vida se estiver atrelada a algum objetivo prático: balé é atividade física, piano aumenta a inteligência, teatro combate a timidez, … E a Literatura?
AH, A LITERATURA…
Mesmo aquela pessoa que diz “eu não ligo para a arte”, há sempre uma música, uma imagem, um verso que mexe com sua emoção. Pode ser até uma foto que você tirou de seu celular!
Das artes, acabei me apegando por demais à Literatura. Como disse antes, não sou artista, mas amo a arte.
Me formei em Letras, mais precisamente em Português e Literaturas. Os livros sempre me acompanharam: viajava (e ainda viajo) em romances e poesias.
No meu perfil você pôde perceber que sou advogada e professora de Língua Portuguesa e Literaturas. Não amo mais uma profissão que a outra.
Mas a Literatura?
AH…
Como disse Suassuna nos versos da ilustração acima, a literatura é um ENCANTAMENTO!
Ariano Suassuna
É tão inspiradora que hoje, 22 de março de 2018, uma quinta-feira, apresentando os primeiros conceitos de literatura para meus alunos do primeiro ano do Ensino Médio me vi construindo este texto.
Me senti revigorada quando abordamos conceitos de Literatura e suas funções. Foi um debate acalorado e produtivo. Ficou claro que definir Literatura, assim como definir arte, é complicado. Seu conceitos variam no tempo e no espaço, mudam de acordo com os anseios de uma determinada sociedade.
O certo é que a Literatura é uma das formas de arte, e tem como objeto a palavra: oral ou escrita. A partir daí é só brincar ou viajar…
E PARA QUE SERVE A LITERATURA?
Para recriar a realidade, criar um “universo fabulado”, como disse Antônio Cândido. Um universo paralelo.
Para nos permitir ampliar experiências por meio de vivências de um mundo ficcional.
Para interação entre pessoas.
Para transformar comunidades, resgatando valores essenciais.
Para nos dar Prazer.
E até mesmo para aqueles objetivos práticos, como por exemplo, estudar o idioma.
LEVE MAIS ARTE PARA SUA VIDA!
Esteja disponível, aceite-a.
Use melhor seu tempo, reserve algum tempo para apreciar ou produzir arte.
Aprenda com as crianças, elas sempre produzem arte!
Busque coisas novas.
Conheça a História!
Aproveite a internet! (Você sabia que pode visitar muitos museus do mundo pela internet? É o tour virtual! )
Veja os sites dos museus ou os links a seguir:
TRAGA MAIS ARTE, TRAGA MAIS LITERATURA PARA SUA VIDA!
E para não dizer que não falei de Direito, o artigo 6º da Constituição (inserido no Título II — dos Direitos Fundamentais) trata dos Direitos Sociais, dentre eles a Educação e o Lazer (onde podemos encaixar perfeitamente a Arte). Encerro, portanto, com um trecho do ilustríssimo professor e crítico de Literatura Antônio Cândido, defensor do Direito à Literatura:
Literatura: valor essencial, direito fundamental, um direito social!
MAIS LITERATURA, POR FAVOR!


#amodireito #amoalinguaportuguesa #amoliteratura #amoarte

Comentários

Postagens mais visitadas